A ótima e irônica canção folk da campanha “Dumb Ways To Die“, junto com a animação inspirada na série Happy Tree Friends, deram os Grand Prix de Radio, Direct e PR em Cannes 2013 para esta bem humorada campanha. O cliente, a companhia de trens e metrô de Melbourne, Australia, precisava de um jeito inteligente para diminuir o número de mortes em seus trilhos, causadas muitas vezes por jovens distraidos. A McCann, sua agência, bolou então a estratégia de lançar primeiramente a música no iTunes, depois nas rádios e canais de conteúdo da internet, para só depois desvendar que se tratava de uma campanha corporativa para a segurança nas estações de metrô da cidade. Essa idéia, junto com o refrão chiclete-no-ouvido, funcionaram muito bem.

A canção foi composta por Ollie McGill, da banda australiana The Cat Empire, e interpretada por Emily Lubitz, da também australiana Tinpan Orange. Lançada no iTunes pelo pseudônimo artistítico “Tangerine Kitty”, após 24 horas ela estava no top 10 da parada iTunes. Confira: