Referências / Inspiração

Gun Shop, uma experiência em montagem e trilha sonora

Olha só que diferente a forma como o diretor Patrick Smith escolheu a trilha sonora para essa animação: botou um solo jazzístico de bateria (créditos musicais: Steve Rice e Jen Mitlas). Para falar sobre a obsessão dos americanos com armas de fogo.

Ok, pessoalmente tenho uma critica quanto ao efeito final produzido no espectador: se o diretor desejava criar um desconforto e gerar alguma reflexão sobre o uso de armas, não tenho certeza de que o video atinja esse resultado. Por que? Por causa do estranhamento que a trilha “cool” cria, chamando muito a atenção para si. Fica sempre aquela dúvida: e se a trilha fosse p.ex. um death metal? Seria pesado, teria relação com o tema, mas também seria um clichê. Optando pelo solo de bateria, o diretor se diferencia e chama atenção para a própria montagem, mais do que para a temática da cultura das armas.

E então é como referência de edição/montagem e pela originalidade no uso da música que “Gun Shop” atrai – e gosto muito da ideia de uma trilha assim, nada comercial e sem melodia.

1619, podcast produzido pelo New York Times sobre escravidão

1619, podcast produzido pelo New York Times sobre escravidão

Em 1619 o primeiro navio trazendo escravos da África aportou na América do Norte. Em razão dos 400 anos que se completam agora, o The New York Times publicou um relato investigativo no formato de podcast, devidamente batizado de “The 1619 Project”, ou simplesmente “1619”.

Misturando depoimentos de estúdio, de campo e encenações, a história da escravidão e seus efeitos é narrada em seis episódios, divididos por temas como a música negra, a economia da escravidão, a questão da propriedade de terras e os reflexos no sistema de saúde público atual.

Adorei a trilha sonora (composta por Daoud Anthony), que é muito importante pra dar o tom dramático necessário: o tema principal é conduzido por palmas e um cantarolar grave, hmmmm hmmmm, uma referência direta e explícita dos spirituals – o gênero musical que germinou o blues, o gospel e o soul. Nas palavras de Annie Brown, que produz a série, é uma trilha sonora crua e emotiva.

1619 pode ser ouvida no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, Stitcher ou na própria página do jornal.

Wireframe: podcast sobre design e a busca do som perfeito para cada produto

Outro dia topei com um podcast sobre criação de áudio para produtos e gadgets. Bem, o assunto geral do podcast é DESIGN. Esse episódio específico é que tratava do SOM como elemento de EFICÁCIA dos produtos (e o que é bom design senão justamente a busca pela eficácia junto com a forma?).

O podcast se chama Wireframe e é uma parceria da empresa de softwares Adobe com a Gimlet Media (aquela mesma produtora de podcasts que foi comprada pelo Spotify por US$ 230 milhões no inicio deste ano).

Como fazer para criar os sons de uma maquininha de cartão de crédito, por exemplo? Devem ser sons audíveis em um ambiente barulhento como na época do Natal. Também precisam passar corretamente as informações para o usuário: que a transação foi completada e que ele deve retirar seu cartão (o som precisa passar uma sensação agradável de “deu certo” e ao mesmo tempo lembrá-lo de não esquecer o cartão na loja). O brainstorm discutido nesse episódio pega esse e outros exemplos. E aí você descobre que existe um estúdio especializado nesse tipo de som, o CMoore Sound, na Califórnia (só podia). É seu fundador, Connor Moore, quem conta sobre esse trabalho tão específico e tão pouco requisitado no Brasil.

Pra quem gosta de escutar podcast, Wireframe é uma boa dica – a Gimlet produz muito bem nessa linguagem. E para quem trabalha com produção de áudio ou precisa criar um briefing pensando no som, os tópicos tratados ali ajudam a focar no que realmente importa. Não é essa a função do bom design? Dê o play aqui embaixo ou direto no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros mais.

Stevie Wonder mostrando como foi gravada “I Wish”

Uma das melhores músicas do album “Songs In The Key Of Life” que Stevie Wonder gravou em 1976 é “I Wish”. Dançante e energética, começava com uma linha de baixo junto com o piano elétrico, e era conduzida ao longo de toda a canção por um naipe de metais sobre uma jam funky infernal. Neste video recente, Stevie explica o processo de criação desse hit, e o regrava. Imperdível.

God of War – como foi criado o som do game para Playstation

God of War é uma série de games para Playstation desenvolvida desde 2005 pelos estúdios Santa Monica. Já teve várias versões, todas baseadas em personagens mitológicos, e a mais recente – lançada em 2018 – traz a mitologia nórdica como inspiração, com o deus da guerra Kratos sendo acompanhado por seu filho Atreus.

Agora, a Sony publicou um making of mostrando como foi criada a música, o sound design (os sons de espadas e o ambiente) e as vozes dos monstros e personagens. Assistir a esse processo é uma diversão sem fim, e muita gente não tem nem ideia do processo maluco que é criar o som integral de um game de ação.

Por exemplo, para a voz da serpente gigante que emerge do mar – a World Serpent – foram misturados trechos de berros de bisão e ronronados de gato ao canto gutural de Tuva (região ao sul da Sibéria), em um processo de edição bastante minucioso no computador. Passos em um local enlameado foram gravados pisando sobre um pedaço gigante de carne crua. E a espada mágica de Kratos teve uma atenção especial para que o som transmitisse a impressão do peso e impacto ao segurá-la. Um show.

Lion Babe • The Wave

Impressionante como a voz de Jillian Hervey, cantora do duo novaiorquino Lion Babe, remete a Erykah Badu em “The Wave”. Juntos com a rapper mascarada Leikeli47 servem um suculento funk old school fiel à cartilha musical e visual dos anos 70. Vai, DJ: