Referências / Inspiração

Animal Collective • Today’s Supernatural

Daqui a um mês os caras do Animal Collective lançarão seu décimo primeiro album, “Centipede Hz”. Enquanto isso, soltaram o single de Today’s Supernatural, faixa caleidoscópica como todo o trabalho do coletivo: vocais frenéticos, arpejos de teclados vintage, batida insistente, efeitos e barulho. Roda o VT:

Abaixo, sua versão ao vivo no festival Pitchfork de 2011:

Tiê • Você Não Vale Nada

A cantora paulista Tiê lançou em março seu segundo trabalho, “A Coruja e o Coração”. Do disco, sai agora o clipe de Você Não Vale Nada. Isso mesmo, aquele forró do grupo Calcinha Preta. Só que aqui a cantora inventou uma outra estória: o brega virou flamenco espanhol, gêneros irmãos na dramaticidade – fingida ou não. No clipe, quem atua junto com Tiê é o estilista Dudu Bertholini, da grife Neon. Roda e avisa:

 

Gonzalo Rubalcaba • Besame Mucho

Gonzalo Rubalcaba é um dos maiores virtuoses do piano na atualidade. A ponto de Herbie Hancock fazer piada dizendo que gostaria de quebrar seus dedos. Apesar de calcada em um repertório e aranjos de música cubana, sua carreira aproxima-se mais do jazz, por conta da liberdade de improvisação e da linguagem técnica que ele imprime às suas teclas.

“Besame Mucho”, bolero clássico do repertório latino, foi escrita em 1940 pela pianista mexicana Consuelo Velázquez. Na primeira vez que ouvi Rubalcaba interpretá-la, como uma balada jazzistica em um show ainda nos anos 90, ficou claro o que ele queria dizer com sua interpretação: a canção é um standard do repertório mundial, assim como qualquer composição dos irmãos Gershwin, de Cole Porter ou de Tom Jobim. “Besame Mucho” foi incorporada ao repertório de Rubalcaba e é portanto uma declaração da universalidade dessa canção. Ouça então a sutileza com que ele a interpreta e me diga se estou errado:

Mos Def • Louis Vuitton “Word” e “Dream”

Em época de Olimpiadas, o rapper norte americano Mos Def (codinome de Yasiin Bey, nascido Dante Terrell Smith) aparece protagonizando o belo filme-tributo da Louis Vuitton para Muhammad Ali, dirigido por Stuart McIntyre da Steam Films para a agência Ogilvy de Paris. Vale a pena notar a entonação e timbre da voz de Yasiin, aveludada e com uma interpretação digna de bons atores. Nos dois filmes para a campanha, “Word” e “Dream”, a trilha sonora segue um caminho de ambient music cinemática e eletrônica, quebrada por um beat (na metade do filme do primeiro filme) e ditada por uma guitarra mínima (no segundo filme). Sutil, o som fica a cargo da canadense Apollo Studios.

Cee-Lo Green • I’m A Man

O vozeirão de Crazy botou hoje na rede a faixa que gravou para o filme “Sparkle” (que tem Whitney Houston no elenco): é “I’m A Man”, de Cee-Lo Green, releitura soul acelerada, conduzida por um simples e poderoso riff dos metais. O filme? Estréia aqui no final do ano, e o roteiro gira em torno de um trio de cantoras que assina contrato com a gravadora Motown. Ou seja, Cee-Lo está em casa: ele é uma das melhores vozes masculinas contemporâneas que tem o timbre e os cacoetes vocais do periodo clássico da black music, mas que não constrói uma carreira “reverencial”, que não mexe na tradição. Pelo contrário, o black é somente seu ponto de partida para flertar com todos os gêneros dançantes do pop atual. Curta:

Andrew Bird • Give It Away

Give It Away, faixa do album “Break It Yourself” (lançado em março) do cantor/compositor/violinista Andrew Bird ganhou ontem sua versão em clipe. O curioso da canção é um procedimento pouco comum na música atual: a mudança de andamento entre suas partes. Ela se inicia com os leves pizzicatos do violino de Andrew tecendo uma atmosfera delicada para, após um breque, engatar um andamento mais rápido em um quase-country com sabor anos 60 – cairia muito bem na voz de George Harrison, por exemplo.

E já que o assunto é violino, vale conferir a performance de Andrew também em sua versão da folk Plasticities (do album “Armchair Apocrypha”) para o From The Basement, site com especiais musicais do produtor Nigel Godrich (Radiohead, U2). Aqui, ele mostra seu incrivel e controlado dominio técnico assobiando e brincando com o violino na echo box (que permite gravar e somar melodias sucessivas ao vivo), para criar várias camadas de sons.